11 de nov. de 2009

Drag Queen: do tênis ao salto alto



Você conhece o dia a dia de um Drag Queen? Foi querendo conhecer de perto esse segmento que a jornalista Paula Camila Chittolina desenvolveu um trabalho de conclusão de curso, na Faculdade Estácio de Sá no segundo semestre de 2005.

A exposição “Drag Queen: do tênis ao salto alto” mostrou as transformações das drags queens da cidade em suas apresentações nas casas noturnas e shows em Florianópolis. “Tive dificuldades em escolher os personagens, alguns não queriam se identificar, pensando que eu iria vulgarizar, quando na verdade meu objetivo era sério, sem expor a vida de ninguém”. Camila fotografou as drags Selma Light, Herax e Kinara.

Em cores e em preto e branco foram mais de 200 cliques “Eu queria fotografar em preto e branco, o antes, eles como homens e depois, em cores, após a transformação, e deu certo”. Camila escolheu 30 fotos para apresentar em sua banca do curso de jornalismo “As fotos foram tiradas com máquina analógica, o que exige de mais técnica, mas no final consegui chegar ao resultado”.




Camila garante que apesar das dificuldades o trabalho foi muito divertido e tranqüilo, “escolhi a fotografia por ter a liberdade em trabalhar, poderia ficar livre nos horários, sem depender de ninguém”. Sobre o tema, Camila afirma que sempre teve curiosidade em aprender sobre este segmento “Por eu não ser do meio, sempre tive um olhar diferente e aberta sobre o mundo, sem discriminação nem preconceitos”.

Segundo Camila algumas pessoas acharam estranho sua vontade em realizar este trabalho. “Corri atrás de tudo, não tive ajuda de ninguém, a não ser os equipamentos que consegui emprestado. As pessoas achavam que eu era homossexual por desconfiarem da minha vontade e por estar sempre sozinha”. Mas ela garante que tudo valeu a pena “Todo o aprendizado foi válido, conviver com elas me fez descobrir tudo aquilo que eu tinha vontade”

Hoje, ela atua na área de comunicação e projetos sociais. “Meu objetivo é trabalhar com enfoque social sempre gostei disso”. A respeito do resultado do trabalho Camila é enfática “Tive muita satisfação e gratificação com o trabalho, ele ficou do jeito que eu esperava”. Paula está com novos projetos para o ano que vem, mas promete divulgá-los mais tarde.

O Blogay Floripa parabeniza a jornalista pelo trabalho e pela iniciativa ao desenvolver o trabalho. Ainda faltam pessoas que tenham este espírito de inovação, que deixam o preconceito de lado e lute por igualdade das classes e das raças.

confira o making off da entrevista com a Camila aqui, assista também os vídeos com declarações da jornalista.

Valeu Camila!

Foto: Ivan Couto

4 comentários:

Roberta Mix disse...

Legal o trabalho. Queria saber se tem essas fotos disponíveis em algum lugar, têm?
Beijo fÊ

Líviarbítrio. disse...

Muito legal mesmo, são pessoas assim que fazem a diferença na vida das pessoas - quando o interesse é ético e de transmitir conhecimento.

Parabéns!

Unknown disse...

sou de floripa meu nome é ju tenho 24 anos e procuro mulher de floripa feminina contato https://www.facebook.com/jussara.andrade.980

Unknown disse...

sou de floripa meu nome é ju tenho 24 anos e procuro mulher de floripa feminina contato https://www.facebook.com/jussara.andrade.980

Postar um comentário